19/02/2012

Meu jardim existencial!


Meu Jardim existencial! 

Algumas pessoas passam na nossa vida e deixando um jardim florido, outras passam e deixam um monte de entulho. Cabe a nós, ou cuidar e manter o jardim florido ou limpar o lixo e entulho deixado no quintal da nossa existência! 

Em ambos os casos, o trabalho deve ser árduo e continuo, pois no jardim precisamos retirar as ervas daninhas que tentam invadir, deixar limpo e sempre plantar uma nova flor; e toda vez que alguém jogar um lixo, devemos retirá-lo imediatamente para que não se acumule em demasia. 

Durante nossa vida passam muitas pessoas e de todos os tipos, assim como nós passamos na vida de outros, então vamos cuidar para não jogar lixo no quintal existêncial de quem faz parte do nosso dia a dia. Nós recebemos vasinhos de flores, mudinhas de plantas raras às vezes, plantamos no espaço reservado para cada uma, mas nesse meio também acabamos pegando algumas ervas daninhas que tentam sufocar as outras, pegamos lixo emocional, intelectual de todo tipo que encontramos pelo caminho e levamos para nosso quintal existencial. 

Todo ser humano tem coleções internas, tem jardins e tem pilhas de entulho e lixo, andei refletindo hoje sobre isso, pois olhei um próprio quintal físico que estou limpando, jogando fora coisas que meu ex marido deixou para trás quando saiu, cadeiras velhas, tijolos, pedras, madeiras, coisas que ele dizia que UM DIA usaria e nunca usou, hoje ele mora num apartamento com uma mulher, não pode carregar mais lixo para dentro de casa, mas deixou o lixo dele no meu quintal. 

Agora cabe a mim desvencilhar-me dessa tralha toda, tanto física como interna, mágoas que são como tábuas velhas e podres, preciso limpar e preparar a terra para receber algumas flores e plantas ornamentais, receber quem sabe, uma bela escultura, um banco novo, uma pequena árvore frutífera? Deixar esse meu quintal físico e interno pronto para receber amigas, filha, neta, ou simplesmente para minha própria contemplação! 

Preciso urgentemente cuidar melhor do meu “jardim existencial”. Arrancar ervas daninhas que não me ajudam em nada e pior, sugam a energia que poderia ser usada por sementes que querem brotar. Cada pessoa que eu conheço pelo caminho, torna-se um jardineiro nesse meu quintal, mesmo sem saber acabam fazendo algo, alguns já entram colhendo, plantando, outros observando, outros apenas param e sentem o aroma das flores, alguns jogam sem eu perceber uma semente, que às vezes é tiririca, mas há aquele que joga semente de amor, de tranqüilidade, de carinho, de amizade, de sinceridade. 

Estou atenta, recebendo e oferecendo o que posso e se não te dou mais, desculpa-me, talvez não tenha o que você busca, ou o que tenho não é o que quer, mas tenha paciência, plantas demoram a nascer e dar frutos, pode ser que a árvore que você vê nem seja frutífera, pode ser que tenha apenas sombra a te oferecer, de qualquer forma, aceite, pois é de coração. 


Todo ser humano é um jardim em potencial! Mas como potência necessita de ajuda para nascer, assim como a semente precisa do solo para germinar, pois sem ele será eternamente potência.


Márcia Raphael - 15.02.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário