26/03/2013

Desabafo.

Muito se ouve falar em todo canto sobre preconceito, contra negros, gays, lésbicas, enfim... Mas na verdade tudo que tenho visto sobre esse assunto, eles estão muito, mas muito ACIMA de minha condição.

Vejamos, negros: todos os negros que eu conheço ou tenho algum contato, estão TODOS, sem nenhuma exceção, acima da minha linha de pobreza, acima do meu nível social, com faculdade, com casa própria, com carro, com condições muito acima da minha.

Gay e Lésbicas: Conheço muitos gays e lésbicas da cidade, mesmo que de vista, não tenho amizade profunda com eles, alguns eu conheço um pouco mais, converso e tenho amizade, TODOS estão acima da minha condição, acima do meu nível social, a maioria, tem casa própria, carro, salário acima do meu, ou seja cadê preconceito?

Preconceito é com mulher branca, pobre, acima dos 50 (eu tenho 51) e divorciadas... Ou seja, estou sendo discriminada, o preconceito é contra mulher branca, acima dos 50, divorciada e pobre, sem casa própria, sem carro, morando numa casa caindo aos pedaços e sem nível superior. Esse sim eu sinto na pele. Sinto o preconceito VAZANDO pelos poros de muitos, e pior muitos que eu ajudei "inclusive".

Reclamação? Choradeira? Deem o nome que quiser, eu "DOU O NOME DE PRECONCEITO". É dolorido demais quando sei que tenho direito a dignidade, bom trabalho, moradia, condição de dar alimentos a quem está sob minha guarda, e mesmo assim viram a cara. se fingem de desentendidos. Dar esmolas não é obrigação de ninguém, eu sei. Mas estender a mão e ajudar é, no mínimo, bom senso e humano.

Mas muitos NÃO entenderão o sentido desse texto, mas eu sei e muitos que trabalharam junto comigo durante um curto período ou durante 15 anos sabem o que eu digo. É uma repulsa muito grande que sinto ao me deparar com situações que tenho deparado ultimamente.

Enfim, PRECONCEITO é uma coisa que muitos dizem não ter, mas ao passar ao lados dessas pessoas eu sinto o FEDOR emanando de suas PELES. O pior preconceito é aquele mascarado, disfarçado.

O PRECONCEITO QUE menciono AQUI nunca será visto, pois o alvo dele, NÃO é um negro. É contra alguém pobre, nível médio, divorciada, que cria neta com salário de 900 reais, paga aluguel, água, luz e todas as contas em dia, mas que infelizmente é BRANCA...


Márcia Raphael em 25/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário